Open Finance: o que é, benefícios e como utilizar
Quando se trata de finanças, cada pessoa tem suas particularidades. Essa diversidade da vida financeira implica em preferências na hora de comprar e investir. Pensando em juntar tudo o que há de particular e, ao mesmo tempo comum no setor bancário, é que foi concebido o sistema Open Finance.
O fato é que as instituições financeiras têm buscado na tecnologia formas de oferecer produtos ou serviços cada vez mais personalizados. E uma das soluções encontradas pelos bancos é justamente o open finance.
O que é Open Finance?
Anteriormente conhecido como Open Bank, o Open Finance é um sistema oferecido pelas instituições financeiras caracterizado pelo compartilhamento de dados dos clientes, mediante sua autorização, com outras instituições reguladas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC).
A natureza dos dados compartilhados são empresariais, bancários, financeiros e comerciais. Sendo assim, o principal objetivo desse compartilhamento de dados é facilitar as transações dos clientes, bem como oferecer produtos e serviços mais personalizados.
O que pode ser compartilhado no novo sistema?
As informações que podem ser compartilhadas no Open Finance são:
- Serviços bancários tradicionais;
- Câmbio;
- Seguros;
- Previdência;
- Investimentos;
- E mais
As instituições reguladas pelo CDN e BC podem configurar o ecossistema que fazem parte dessa troca de dados. Além de bancos, você também encontrará:
- Corretoras;
- Pensão;
- Seguradoras;
- Fundos de previdência;
- Plataformas de valores.
O compartilhamento de dados sempre gera uma certa desconfiança e insegurança, entretanto a troca de dados do Open Finance é totalmente segura, sempre de acordo com a LGPD (Lei geral de proteção de dados).
Além disso, é possível escolher quais dados deseja compartilhar. Logo, você se torna protagonista dessas transações, assim nenhum dado é compartilhado sem a sua expressa autorização.
Isso ocorre porque a premissa do serviço é centralizar todos os processos e operações no cliente, de modo que ele tenha total controle sobre suas escolhas financeiras.
Benefícios do Open Finance
O Open Finance pode oferecer uma série de benefícios aos seus clientes. Isso porque o sistema torna as relações financeiras mais dinâmicas e menos burocráticas.
Essa característica é fundamental para garantir uma maior eficiência nas transações financeiras. Por isso, listamos a seguir os principais benefícios proporcionados pelo Open Finance.
Mais autonomia e menos burocracia
Uma das grandes vantagens do Open Finance é oferecer mais autonomia e menos burocracia para os seus clientes. Afinal, a burocracia do sistema financeiro ainda é um problema recorrente.
Muitos clientes enfrentam dificuldade no momento de migrar de banco ou escolher novos serviços em outras instituições financeiras, correndo o risco de perder informações durante essa migração.
O Open Finance, por sua vez, facilita este processo ao oferecer mais autonomia em momentos de migração de contas ou acessar serviços de outras instituições, por exemplo.
Ao compartilhar seus dados com outras instituições por intermédio do Open Finance, o cliente pode realizar migrações de contas de forma mais fácil, além de ter acesso a outros produtos ou serviços.
Mais praticidade e economia
O Open Finance possui a vantagem de ser um sistema integrado, uma vez que é possível centralizar diversas transações em apenas um aplicativo.
Dessa forma, você não precisa fazer download de milhares de aplicativos e gerenciar um grande número de senhas.
Essa praticidade é responsável por cortar gastos, além de tornar as transações mais rápidas e econômicas.
Sem contar que o acesso a um aplicativo completo possibilita uma gestão financeira mais otimizada e direcionada e eficiente.
Acesso a serviços e produtos personalizados
A personalização faz a diferença na vida financeira porque leva em consideração a diversidade de perfis que podemos encontrar neste meio.
Portanto, o Open Finance entrega produtos e serviços muito mais personalizados aos seus clientes.
Com a posse de seus dados, as instituições vinculadas podem traçar o seu perfil ideal e, assim, oferecer soluções exclusivas.
Compartilhamento de dados de forma segura e responsável
A proteção dos dados é algo que o Open Finance preza em todas as transações. É justamente por conta disso que esse sistema permite que o cliente fique no centro de todas as decisões. Assim, ele pode escolher quais dados deseja compartilhar, além das instituições vinculadas ao sistema.
Criação de um ambiente competitivo
Esse benefício reside no fato do Open Finance promover a criação de um ambiente competitivo entre as empresas vinculadas ao sistema.
Isso porque o cliente poderá optar por serviços e produtos com preços e taxas mais acessíveis para ele. Por intermédio do Open Finance, é possível negociar com as empresas.
Logo, se você encontrou um empréstimo com um determinado valor de juros, existe a possibilidade de consultar outra empresa e negociar com ela um valor acessível, a fim obter melhores condições.
Essa competição estimula a oferta de preços e condições melhores com a finalidade de reter clientes.
Como utilizar o Open Finance?
A solicitação do Open Finance é bem simples e descomplicada, podendo ser realizada totalmente no ambiente online. Para isso, você precisa solicitar na instituição escolhida que as suas informações sejam incluídas no sistema.
Portanto, se você quer começar a utilizar o Open Finance e deseja solicitar o compartilhamento dos seus dados ao seu banco, por exemplo, é preciso fazer a solicitação da inclusão de seus dados no sistema.
Esse compartilhamento de dados passa pelas seguintes fases:
- Consentimento: quando você autoriza o compartilhamento dessas informações;
- Autenticação: quando você acessa ao sistema por intermédio do login e senha;
- Confirmação: quando você autoriza o compartilhamentos dos dados do seu interesse com as instituições de sua escolha;
- Efetivação: quando a instituição escolhida informa que o compartilhamento de dados foi bem-sucedido.